sexta-feira, 10 de julho de 2015

Férias de Verão

Esperar que a casa adormecesse fazia parte da rotina e encanto das férias de Verão . Fazia-se escuro ao apagar das luzes , a janela do quarto deixava entrar sempre uma brisa que cheirava a terra e quando tudo parecia que ia adormecer o ruído de uma porta que se abria.....os passos ligeiros ao longo do corredor a caminho da cozinha....o ranger da porta do frigorífico seguido do abrir de um dos armários....era o dos copos pois ouvia-se de seguida o vidro pousando na pedra da mesa de cozinha .....alguém tinha ido ao leite . De novo passos ligeiros no corredor e o entreabrir de outra porta ....um sussurrar quase inaudível seguido de um gargalhada que fugia alegre ....os passos seguem-se mais apressados e o bater de duas portas em simultâneo era a promessa de que finalmente a casa ia adormecer.
Eis senão quando um ranger de pneus lá fora avisavam que o familiar que fora sair depois de jantar regressava sem cuidados para não acordar o casarão e quem nele dormia .Uma janela era aberta com o mesmo descuido , mais um sussurrar este já audível "ai és tu !" " quem havia de ser a esta hora ? - algum lobo mau - um riso de troça marota " e o bater da porta do carro , o ruído das chaves,  o ranger da porta da entrada e o seu bater seco seguido de passos seguros ao longo do corredor , também estes a caminho da cozinha ......abria-se o armário dos copos....o vidro fazia barulho ao pousar na pedra da mesa de cozinha....a torneira guinchava ao ser aberta....a água fazia barulho ao encher o copo...a torneira tornava a guinchar ao ser fechada ....o familiar que tinha saído depois de jantar e acabava de regressar a casa pousava o copo dentro do lava loiça ......passos no corredor...para o quarto do avô?....não ia ao escritório . O interruptor fazia clic e o  escuro da noite era de novo iluminado .
Papéis ....gaveta...outra gaveta , esta  a ser fechada , o sofá raspava no chão , o interruptor fazia de novo clic e voltada de novo a ser escuro .Passos no corredor , uma porta a ser aberta logo fechada agora com cuidado .....
Lá fora o mocho que vivia na árvore em frente da janela mostrava ruidosamente que queria a noite só para ele ....uma rã lembrava-se de cantarolar lá ao longe e o cão lançava um suspiro como só ele sabia......depois o silêncio apenas cheio dos rangeres da casa que finalmente ia adormecer ....
Eram as férias de Verão ! Felizes férias de Verão!

1 comentário:

redonda disse...

Gostei muito deste texto, foi um pouco partilhar a recordação, ver e ouvir o que é descrito. Quando era criança parecia que as férias de Verão duravam uma eternidade.
um beijinho e uma boa semana
Gábi