sábado, 18 de julho de 2015

Férias na praia

Nas férias havia   também a praia , a viagem para lá chegar com os inúmeros preparativos , o abrir da casa e rever as divisões feitas para  viver um Verão cheio de marezias  , as  saídas para a esplanada e para ir comprar gelados .
Mas havia nessas férias principalmente pés a fugir da areia quente , o mudar o fato de banho molhado depois de um banho em água gelada e salgada , aquelas areias que se metiam nas dobras da roupa e que por mais que sacudisse não desaparecia por completo .....as bolas de Berlim cheias de açúcar ,tão apetitosas mas que ao trincar entre o açúcar com canela se encontrava sempre...sempre um salgado grão de areia ....nada , nem as deliciosas bolachas americanas chegavam para  compensar o desconforto da praia .
De noite no quarto da janela aberta não vinha o agradável cheiro a terra quente mas um ar húmido , salgado , que se colava ao corpo e escorregava por entre os lençóis trazidos da quinta tentado encontrar e abafar o aroma a alfazema que lhes pertencia.
Não gostava especialmente do passadiço feito com ripas de tábuas que serpenteava desde a borda da praia , o paredão como lhe chamavam até à tenda de lona azul onde tinha o balde , as pás , as formas junto a uma série de brinquedos a que não achava graça , assim como não achava à brincadeira de fazer castelos de areia molhada ali na borda do mar para o ver aproximando aos poucos e aos poucos desfazendo um a um cada um dos seus torreões deixando a areia molhada espalhada sem graça misturada com a espuma das ondas .....mas que graça tinha tudo aquilo .....? e sentada à  beira mar , sentindo areia entrar para dentro do fato de banho que começava a picar , as mãos engelhadas pela permanência na água , os dedos ficando de um tom arroxeado e doendo , suspirava pela sombra do pomar , pelo som suave e cantarolado do riacho tão diferente do ruído agressivo do imenso mar que se estendia até perder de vista......
Não , aquelas férias na praia , com as tardes sentada na esplanada comendo gelado que pingava um molho doce e pegajoso , incomodo  e desagradável nas mãos e invariavelmente no vestido tornando tudo num conjunto que pedia " vamos lavar com água doce ..."
Não aquilo apesar de lhes chamarem férias de Verão não eram as minha férias !
 Era uma espécie de doloroso intervalo das férias até de novo regressar á quinta , ao quarto por onde de noite pela janela aberta entrava o cheiro a terra quente o suspiro do cão , o refilar do mocho , o canto longínquo das rãs e onde adormecia sem cuidados , mergulhada naquela segurança de que o dia ia acordar com a casa a cheirar a fatias douradas .....
Isso sim eram as férias grandes , as Ferias de Verão
 

2 comentários:

Menina Marota disse...

Vieram-me as lágrimas aos olhos de tão sensibilizada fiquei a ler e a recordar a quinta do meu Avô, a minha meninice, o correr pelo campo e o mergulhar no rio.
A praia essa, era a paixão pelo mar, pelas ondas, pela areia molhada. Mas detestava a areia seca que o vento levantada e me feia a pelo do rosto e se colava aos meus cabelos.
Belo texto de memórias que adorei.
Um abraço

redonda disse...

Este texto fez-me lembrar partes do ir à praia que tinha esquecido :)