terça-feira, 4 de agosto de 2015

Agosto

Agosto

A cidade mergulhava num meio silêncio muito agradável .
 Havia o mesmo abrasador calor de hoje e as manhãs acordavam igualmente frescas e limpas tal qual acontece agora mas ao longo da manhã mantinha-se uma leveza de ar que se encontrava ainda durante a tarde .
 Mas era um certo silêncio / menos , muito menos barulho , o que fazia a grande diferença e nos dizia que eram as férias de Verão , que a cidade estava de férias , que era Agosto e Lisboa nos pertencia toda .

As consultas estavam não a abarrotar mas apenas frequentadas ...eram aqueles menos afortunados de dinheiros que também tinham ficado e alguns que partilhavam   comigo o  mesmo gosto de viver o Verão no sossego da cidade .

 Os dias decorriam calmos , instalavam-se pequenas rotinas que iam apenas durar um mês .
 O poder estacionar o carro ali perto de casa , debaixo das árvores , naquele local sempre ocupado todo o restante ano , o tomar a bica logo de manhã na pastelaria do costume mas agora com lugar à mesa e trocar conversa com o empregado que ao contrário do costume tinha agora sempre tempo para comentar as notícias que lera no jornal , o passar no Príncipe Real e ouvir o bom dia do jardineiro que conversava com a dona do quiosque , minha velha conhecida de há muitos anos .
Éramos nós e sabia bem estarmos a viver a nossa cidade , assim pela fresca , só para nós entre amigos .
As avenidas e ruas estavam quase vazias  , o comércio aberto era pouco mas o essencial , o Chiado não tinha turistas de chinelas e aquela morna sensação de ter a cidade para mim ia-se prolongando ao longo de todo o Agosto até que uma manhã qualquer , um inesperado frenesim de trânsito , uma cotovelada no café , uma cara torrada pelo Sol que lhe devia ter queimado qualquer hipótese de sorriso aparecia à porta com ar apressado exigindo uma qualquer coisa pateta e tola .
Tinha acabado o mês de Agosto e a minha cidade de Lisboa já não estava de férias de Verão !
anniehall

3 comentários:

Menina Marota disse...

Uma descrição sensível e apaixonante do que representa, para mim também, o mês de Agosto: o contraste cidade/praia.
A calma de uma e o bulício de outra.
Gostei muito de a ler. Grata por este momento.
Um grande abraço
Otília

Pedro Coimbra disse...

O mês de Agosto é quente, abafado mesmo, com a maioria das pessoas em férias.
Uma sensaboria!

redonda disse...

O Porto em Agosto é parecido.