sábado, 8 de agosto de 2015

...Caldo de Galinha ....

Uma tigela de caldo de galinha era sinal que algo corria mal ....estava certamente doente ou estava para estar.....a vida ficava do lado de fora da janela só aberta durante o tempo em que faziam a cama e também lá em baixo de onde vinham os habituais e confortáveis ruídos da casa a funcionar na sua rotina que afastava qualquer receio ou dúvida . Só aquela malga de caldo quente a cheirar a canja e hortelã dizia que as brincadeiras com o cão , as caminhadas pelo riacho , as corridas por entre as árvores do pomar e todas as maravilhosas coisas que preenchiam o dia iam ficar por fazer . Quando chegava a vez de vir o médico era então sinal de que podiam passar muitos dias até voltar a comer maçãs sentada no chão encostada a uma das árvores , ir mergulhar as mãos no poço chocalhando a água fria para ver os "alfaiates" deslizarem elegantes naquela superfície brilhante fazendo pequenos círculos mas nunca indo realmente a parte nenhuma. Aquilo encantava-me , os alfaiates verdes de longas pernas patinando no poço a fugir das ondas que a minha mão rodopiando na água ia levantando . Esperava sempre vê-los ir embora ...voar ....mas ali ficavam patinando na água gelada que partilhavam com os girinos e esperavam por mim todos os dias assim como eu todos os dias durante os anos em que fui realmente criança pensei que eles eram sempre os mesmos ...todos os dias...todos os anos.....tal como as galinhas do galinheiro .....como os bezerros .....como os ruidosos gansos ....tudo era sereno e seguro durante aquela infância feliz , apenas aquela tigela de caldo vinha dizer que provavelmente algo corria mal e as brincadeiras iam ter de esperar . Ficar adoentada uma vez por outra depois de ter bebido água gelada .. .tomado banho no riacho e deitado na terra quente para secar " eu bem a avisei ..." fazia parte das férias grandes , das férias de Verão !

6 comentários:

Pedro Coimbra disse...

O que eu detesto caldos de galinha!!
Por todas as razões e mais uma.
Boa semana

redonda disse...

Eu gosto de caldos de galinha :)
um beijinho e uma boa semana

Unknown disse...

thx

شركة تنظيف بالرياض




thank you

حراج السيارات


thank you



احلى سينما

redonda disse...

Feliz Natal!
um beijinho
Gábi

Menina Marota disse...

Passei por aqui... mais uma vez. Saudades de a ler)
Um abraço

Rosa Brava disse...

Um abraço e... saudades dos seus Posts