terça-feira, 14 de julho de 2015

"Instante " mágico

Havia sempre aquele   "instante" mágico que se seguia ao toque das vésperas.
 A tarde tinha acabado , diziam os sinos e com ela o abrasador calor que lhe pertencia ia embora .
A paz serena em que tinha mergulhado a casa na sesta durante as horas de calor , acabava  .
A vida retomava o ritmo animado , eu saia do quarto a correr , descia as   escadas e corria para o jardim ao encontro do caseiro que  certinho como o relógio da igreja já estava de sachola ao ombro a caminho da horta .
 As sandálias iam sempre mal apertadas e tão certo como o relógio da igreja era o trambolhão e os joelhos sujos de terra limpos apressadamente no vestido . Tinha de chegar a tempo de ouvir o sacho entrar na terra seca abrindo um carreiro que se enchia de água e vê-la então correr apressada pela levada .
Era a melhor parte do dia , correr de sandálias desapertadas tentando acompanhar a corrente de água onde colocava um pedacinho de madeira que navegava descontrolado na corrente de água límpida  . A ideia era chegar primeiro ali em baixo onde a sachola do caseiro num novo golpe certeiro desviava a água para outro carreiro e observar maravilhada o pedacinho de madeira que dava a curva , rodopiava indeciso mas acabava seguindo feito maluco pelo novo sulco a caminho das nabiças .
Melhor que isto só andar depois no meio da terra preta e molhada apanhando  os escaravelhos das batatas que tinham aparecido depois da água ter passado . Pretos com riscas verdes e alaranjadas eram transportados aos molhos para terra seca numa missão de salvação que me dava uma imensa sensação de dever cumprido, ficando depois a vê-los apressados esgravatando a terra onde desapareciam .
O fim de tarde era uma parte do dia muito boa , trazia  toda aquela brincadeira , a lembrança do que tinha sido feito desde o amanhecer e a alegre promessa de um novo dia .
Eram as férias grandes , as férias de Verão !

2 comentários:

redonda disse...

Gostei de ficar a conhecer este "instante mágico". Fiquei a pensar em quais terão sido os meus, lembrei-me de estar a jogar badmington com as minhas irmãs até não haver luz e já não conseguirmos ver a pena.

Menina Marota disse...

Instantes mágicos... que nos transportam a mundos mágicos.
Obrigada.